12 remédios caseiros para acabar com gases intestinais rápido.



12 remédios caseiros para acabar com gases intestinais rápido.

Tido como um tabu pela sociedade, os gases intestinais são completamente normais e produzidos naturalmente por qualquer pessoa saudável.

Esses gases existem devido à ingestão de ar pela boca durante alguns hábitos, como quando comemos rápido demais ou falamos ao mastigar, e também pelo processo de digestão dos alimentos no estômago.

Como esses gases ficam acumulados em nosso intestino, é natural que ele acabe saindo através de arrotos e flatulência, o que pode acabar sendo algo constrangedor.

Os gases geralmente não têm cheiro, mas o odor que às vezes sentimos é derivado do enxofre produzido por bactérias no intestino grosso.

Quando uma pessoa começa a sentir sua barriga inchada e certos desconfortos, pode ser que ela esteja tendo muitos gases e isso poderá levar a uma situação incômoda e dolorosa.

Para tanto, listamos a seguir.

I) Veja os 12 Remédios Caseiros para Acabar com Gases Intestinais

1 – Chá de erva-cidreira com funcho

Com propriedades antiespasmódica, além de contribuir com o combate a prisão de ventre, o chá de erva cidreira com funcho é capaz de amenizar a formação de gases intestinais.

Para prepará-lo, é necessária 1 colher de sopa da erva, 1 colher de sopa de funcho e 1 xícara de água fervente.

Em um recipiente, coloque as colheres de erva e funcho, acrescente a água fervente e tampe. Deixe esfriar um pouco e se preferir, coe antes de beber.

2 – Remédios para gases intestinais

Alguns medicamentos são indicados também para alívio imediato da dor e sensação de inchaço, como Dimeticona (Luftal), Almeida Prado 48 e comprimidos de carvão ativado.

3 – Mastigar sementes

Mas não qualquer semente. O anis ou cominho podem trazer grandes benefícios quando o assunto são gases intestinais.

Mastigue também as sementes ricas em óleo volátil, o verdadeiro amigo que vai eliminar o inchaço e diminuir as dores, além disso, melhora muito o hálito, são sementes muito utilizadas na Índia.

4 – Chá de chapéu de coro

Ferva 1 litro de água, desligue o fogo, acrescente duas colheres de sopa de chapéu de coro e deixe em infusão até que a temperatura fique morna.

Beba o chá ao longo do dia, principalmente após as principais refeições.

5 – Mamão e abacaxi

O consumo dessas frutas logo após as refeições irá fornecer ao organismo enzimas essenciais para uma melhor digestão dos alimentos, amenizando a formação dos gases.

6 – Gengibre

Amplamente conhecido por seus vários benefícios, o gengibre se destaca também como um potente agente na digestão.

Um chá leve, feito com uma pequena quantidade de suas raízes ingerido junto com as refeições, ou uma colher de gengibre fresco antes de cada refeição, aliviará contra os sintomas dos gases.

7 – Dente de leão

Fácil de ser encontrado, o dente de leão é uma erva que apresenta incríveis benefícios para saúde em suas pequenas folhas, dentre eles, a redução da produção dos gases estomacais.

Pode ser ingerido na forma de chá ou a própria folha nos alimentos, como um tempero.

8 – Vinagre de maçã

Indicado até mesmo por alguns médicos, o vinagre de maçã também trará bons resultados contra os gases.

O vinagre de maça é o ácido e alimento mais utilizado para curar diversos problemas de saúde, é bom para pele, cabelos, unhas, doenças, entre outros.

Os gases podem ser efeitos de fermentação dos alimentos que não foram digeridos, o vinagre entra com o ácido para digerir esses alimentos e acabar com os sintomas. É uma fonte de probióticos e enzimas digestivos.


Misture uma colher de vinagre em um copo de água e beba.Basta diluir em um copo com água, duas colheres do vinagre e tomar após as refeições.

9 – Chá de canela

Este chá auxiliará a eliminar as bactérias causadoras da putrefação dos alimentos, o que favorece a mobilidade do intestino e auxilia a conter os sintomas dos gases.

É indicado ingeri-lo quando estiver com sensação de estômago inchado ou dolorido por causa dos gases.

10 – Suco laxante

Uma boa opção também são os sucos laxantes, como por exemplo, o de laranja batido com mamão e aveia.

Esses sucos, se ingeridos algumas vezes por dia, irão facilitar a evacuação, liberando as fezes que podem estar causando os gases estomacais.

11 – Chá de hortelã

Um medicamento natural que possui óleo de mentol, portanto, elimina o inchaço e os gases, além de aliviar espasmos musculares.

Em um copo de agua morna, você só precisa colocar um sachê de chá de hortelã e esperar de cinco a dez minutos, após isso, só tomar.

12 – Limão com água

Consumir água morna com limão, além de ser uma bebida muito recomendada para limpar o organismo para quem almeja desinchar e desintoxicar, contribui com a digestão dos alimentos.

É possível tomar antes das refeições ou pela manhã em jejum um copo de água morna com meio limão.

II) Veja Também as Dicas Caseiras:

13) Evite conversar durante as refeições

Muitas vezes, falar durante as refeições, além de poder atrapalhar uma boa mastigação, provoca uma maior quantidade de ar engolido durante a alimentação, o que podem aumentar a produção de gases estomacais e por consequência, os arrotos.

Por esse motivo, busque prestar mais atenção em comer bem sem maiores distrações.

14) Caminhe e faça exercícios

O hábito de caminhar contribui de forma significativa com a saúde das pessoas.

No entanto, você sabia que caminhar após as refeições ajuda a soltar os gases?

Experimente e elimine os gases de uma forma saudável, que contribui com sua saúde como um todo!

Se o desconforto for muito, há dois exercícios que podem ajudar:

  • Deite de costas, dobre as pernas, leve-as até o peito e abrace-as, permaneça assim até que você sinta que está melhorando.
  • O segundo exercício, fique de pé, após coloque suas mãos no chão, no qual, ficará curvada, isso apertara o abdômen e melhorara rápido.

15) Evite bebidas com gás

Não é uma surpresa dizer que bebidas como refrigerantes e águas com gás provocam um aumento dos gases, certo?

Além da sensação de inchaço muitas vezes apontada, o consumo dessas bebidas pode causar mais flatulências e arrotos no seu dia a dia.

Por isso que é válido repensar e evitar, buscando assim alternativas melhores para o seu organismo.

16) Mastigue bem os alimentos

A rapidez ao comer influencia na qualidade da digestão e na quantidade de ar deglutido, quanto mais rápido, mais ar e dessa forma, mais eructações (arrotos) podem estar presentes no seu dia a dia.

Dessa forma, procure mastigar bem os alimentos e ficar atento aos hábitos alimentares.

17) Evite alimentos flatulentos

Os alimentos considerados “flatulentos” são os que estão mais ligados com uma maior produção de gases, em sua maioria são os que fermentam muito na digestão.

Como consequência, mais gases são provocados e geralmente, com odor.

Os principais alimentos são:

  • Ovos;
  • Repolho;
  • Ervilha;
  • Feijão;
  • Queijo;
  • Leite;
  • Brócolis;
  • Cebola;
  • Trigo;
  • Macarrão;
  • Batatas;
  • Milho.

Naturalmente, a forma como cada organismo reage aos alimentos pode ser distinta, por essa razão, para algumas pessoas certos alimentos podem provocar gases e em outras não.



Loading...

Comentar

19 + dezoito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.